aula-de-yoga

Oi galeuri! Meu nome é San, moro em SP, tenho um blog e há um tempinho eu tenho tentado viver uma vida mais natural e saudável. A partir de agora vou começar a colaborar aqui no RU e meus posts terão essa temática :D

Foi nesse ano em que eu encontrei na Yoga não só um exercício físico, mas também uma forma de relaxar, conhecer meu corpo e superar limites. Fiz umas aulas experimentais e desde então não parei mais de estudar e praticar. Sou apenas uma iniciante, pouco flexível, mas me dedico pra caramba e já aprendi um montão de coisas! Achei bacana repassar meu conhecimento pra vocês, assim, quem tem vontade de aprender um pouquinho de Yoga já pode começar aí de casa, hehe.

Hoje eu vou ensinar o Surya Namaskar ou a Saudação ao Sol. Essa “série” tem 12 posições fáceis e funciona mais ou menos como uma coreografia, que pode ser feita lenta ou rapidamente. Se feita lentamente, ajuda a meditar, relaxar e tonificar os músculos. Se feita rapidamente, funciona como um exercício cardio. Além de alongar, faz o sangue circular e tem impacto no corpo todo, desde os órgãos como fígado e coração até os músculos!

aula-de-yoga-1

1- Pranasama (Posição da oração): Em pé, com as pernas juntas e a coluna reta, inspire e expire trazendo as mãos unidas na frente do peito. Você pode ficar nas posições pelo tempo que você optar, prestando atenção na sua postura, expiração e inspiração.

aula-de-yoga-2

2- Jasta Uttanasana (Braços elevados): Inspire e, ao expirar, levante os braços retos na lateral da sua cabeça (ao lado das orelhas). Jogue o tronco um pouco pra trás e o quadril/pélvis para frente, mantendo as pernas retas.

aula-de-yoga-3

3- Padajastasana (Postura das mãos e pés): Ao voltar os braços para baixo, inspire e, ao expirar, jogue os braços em direção aos pés, tentando dobrar o máximo que puder, mantendo as pernas retas e tentando encostar a cabeça nas pernas. Eu ainda não consigo fazer essa posição com perfeição, mas a cada prática sinto que evoluí um pouco mais ;)

aula-de-yoga-4

4- Ashua Sanshalanasana (Passo estendido): Expire e dê um passo para frente com a perna esquerda, flexionando-a em 90 graus, mantendo a perna direita esticada atrás. Coloque as mãos apoiadas ao lado do pé esquerdo, olhando pra frente. Você vai sentir toda a parte de trás da perna e glúteos alongando.

aula-de-yoga-5

5- Chaturanga Dandasana (Prancha): Leve a perna esquerda para trás, reta, e estique os braços. Levante o quadril, formando uma prancha.

aula-de-yoga-6

6- Ashtanga Namaskar (Posição dos 8 membros): Inspire e expire, deite-se no chão de bruços, onde a única parte do corpo que não irá tocar o chão será seu quadril/pélvis. Primeiro, apoie as canelas e os joelhos, depois o peito e ombros e, por último, o queixo.

aula-de-yoga-7

7- Bhuyangasana (Posição da Cobra): Encoste o quadril no chão e, com a ajuda dos braços esticados e mãos apoiadas no chão, levante o tronco, enquanto as pernas e quadril continuam esticados no chão.

aula-de-yoga-8

8- Adho Mukha Svanásana (Posição do cachorro olhando para baixo): Com os pés apoiados no chão e as pernas retas, levante o quadril, abaixe as costas e mantenha os braços esticados, com as mãos apoiadas no chão, formando um V invertido com o corpo.

aula-de-yoga-9

9- Ashua Sanshalanasana (Passo estendido): Agora é exatamente como na postura do passo de número 4, mas dessa vez com a perna direita flexionada na frente.

aula-de-yoga-10

10- As três primeiras posições se repetem agora, só que de trás pra frente. Primeiro a posição das mãos e pés, depois os braços elevados e por último a posição da oração.

Pra mim, a melhor parte de fazer Yoga é perceber minha evolução com o passar do tempo e também poder dedicar um momento pra prestar atenção só na minha respiração e aliviar a tensão. É muito bom, gente! Cada dia os exercícios ficam mais fáceis de serem executados e você vai se sentindo cada vez mais forte, flexível e consciente do próprio corpo! Espero que tenham gostado da minha aula ;) Qualquer dúvida é só deixar nos comentários. Deixo também um videozinho que fiz executando o Surya Namaskar. Pra conferir é só dar o play. Beijos!