Tá bom, talvez o nome desse post esteja um pouco equivocado. Não existe realmente um manual com passo-a-passo pra tirar a foto perfeita, já que fotografia depende de uma séeeerie de fatores, que fazem com que cada imagem registrada pelas diversas câmeras que são clicadas pelo mundo a fora sejam diferentes umas das outras. Por isso, o que vamos fazer aqui é numerar os fatores básicos pra se tirar uma foto legal e tentar destrinchar cada um desses tópicos de maneira que eles possam ser adaptados para as diversas situações em que vocês, leitores, vão se encontrar a cada momento que quiserem registrar uma cena. Então bora!

Cenário e composição de imagem: Tirar uma foto é como contar uma história, pintar um quadro da vida real. Pra conseguir captar uma imagem legal, não basta simplesmente apertar o botãozinho da câmera. Antes de começar a clicar, você precisa construir uma imagem. A diferença entre fotógrafos que se preocupam com a composição da cena e fotógrafos que clicam o que vêem pela frente, está para desenhos de bonequinhos palitos e um retrato pintado por Rembrandt. David LaChapelle é provavelmente o mais conhecido dentre os fotógrafos que se dedicam a composição de imagem em seus trabalhos. Ele faz fotos incríveis com cenários surreais, exagerados e extremamente bem pensados.

Você não precisa construir um cenário fantástico pra fazer uma foto legal. Uma parede branca pode ser um ambiente ótimo pra fazer uma sessão de fotos! Ou como na foto acima, onde uma rua qualquer foi usada como cenário. O lance é se preocupar com os detalhes e fazer com que a pessoa/objeto a ser fotografado esteja hamônico em conjunto com todos os outros elementos da foto. Por exemplo, se você for fotografar na rua, deve tomar cuidado com o que está rolando ao fundo da foto: se tem uma lata de lixo estragando o cenário ou uma pessoa curiosa olhando pra lente da sua câmera bem quando você tá clicando a foto perfeita.

Iluminação: Fotografia significa “escrever com a luz”. Não podemos pensar em foto sem lembrar de iluminação, e por isso essa é uma parte tão fundamental dentro do processo de fotografar. Existem várias técnicas de iluminação que podem ser utilizadas na fotografia e criam diversos efeitos e impressões diferentes, mas aqui nós vamos falar do básicão! A luz natural quase sempre é a melhor opção pra tirar fotos bacanas, principalmente quando você não tem equipamento de fotografia e iluminação avançados. Uma boa dica pra obter uma foto “suave” (sem sombras marcadas), é fotografar pelo amanhecer e entardecer, ou em dias nublados aonde o sol não vai incidir diretamente no nosso quadro. Já pra quem curte as fotos do Terry Richardson, que costuma usar bastante o combo da parede branca + flash estourado em ambientes fechados, o equipamento que ele usa é o flash ring, uma espécie de flash em forma de anel que fica em volta da borda da lente #euquero!

Enquadramento: Esse é um dos fatores mais básicos, e onde as pessoas costumam errar mais! Acredite: (quase sempre) tirar uma foto com a câmera na diagonal não vai deixar sua foto mais estilosa, HAHAHA. Pra não errar, aposte na regra dos terços: divida virtualmente o enquadramento em partes iguais utilizando o símbolo do jogo-da-velha (algumas câmeras usam esse símbolo no visor para auxiliá-lo nessa função). A idéia é que os quatro pontos formados no enquadramento (onde as linhas do jogo-da-velha se cruzam) são áreas de interesse comum. Posicionando o objeto em um desses pontos, a probabilidade da foto ficar mais harmoniosa é muito maior! Cortar a cabeça, pés ou qualquer parte do corpo humano na foto é quase sempre um erro, a nao ser que você consiga fazer isso de forma proporcional, como na foto acima.

A pose: Pra tirar fotos incríveis como as que a gente vê no tumblr, o lance é posar fingindo que não tá posando! Virar atriz e ajudar a contar a história do quadro com seus movimentos corporais. A típica pose da mãozinha na cintura, sorrisinho de lado e perninha dobrada, a gente deixa pro look do dia! Hahaha. A pose é um dos fatores mais cruciais dentro de uma foto: pode arruinar completamente ou fazer virar uma obra prima. A gente inclui todo o visual (roupa, cabelo, maquiagem, atitude) nesse pacote. Então tira a vergonha da cara e incorpora a modela, gata!

A Câmera: Você não precisa ter uma câmera profissional, um kit completo de lentes e todos os equipamentos tops de linha que o dinheiro pode comprar. Dá muito bem pra tirar fotos incríveis usando aquela mais basicona que você tem em casa, e até com câmeras de filme (pra quem sabe mexer nelas). Prova viva disso, a fotógrafa de 23 anos Anette Pehrsson têm uma coleção de imagens de dar inveja, onde a maioria foi tirada com câmeras lomográficas. Pra quem tem um interesse especial em fotografia e quer adquirir uma câmera com mais recursos e facilidades, acho bacana comprar qualquer modelo DSRL com lente cambiável (minhas preferidas são as Canon). O que faz realmente diferença não é o corpo, e sim as lentes! Pra tirar minhas fotos, uso uma Canon 550D e uma lente de 50mm 1.8, que se aproxima ao olho humano e tem um preço super legal.

Photoshop: Quem não tem cão, caça com gato! Ou pra fotografia, quem não sabe usar a técnica, usa o photoshop! Hahaha. Claro que todos os profissionais usam uma pitadinha de photoshop aqui e ali pra retocar suas imagens, mas no caso, estamos falando de nós que somos amadores. Eu tiro todas as minhas fotos no modo automático, e depois jogo os efeitos no photoshop pra dar aquela incrementada e a pitada final que faz tooooda a diferença. Por exemplo, quando não consigo uma luz legal pra fotografar, jogo a imagem no photoshop, dou uma mudadinha no brilho, contraste, nas curvas, nas cores, e só aí já dá pra mudar tudo! Pra quem curte os efeitinhos no estilo do tumblr, das câmeras lomo ou das fotos do instagram, existem milhares de maneiras de aplicá-los no programa. O que eu mais uso é o plugin Color Efex Pro 3.0, da Nik Software, que tem efeitos incríveis! É só dar uma googlada que é fácil de encontrar pra baixar, e existem mil e um manuais na internet de como instalar os tais plugins.

Se vocês querem uma dica realmente preciosa pra mandar muito na fotografia (ou em qualquer outra coisa da vida) é: busque referências! E buscá-las nos lugares certos é o que faz toda a diferença. Assistam filmes de diretores conceituados, observem as fotos que vocês admiram com mais paciência, pesquisem o trabalho de fotógrafos que fazem sucesso… enfim, observem! O maior segredo pra fazer uma foto legal é ter visão e uma boa noção de estética, e isso a gente adquire com o tempo fazendo tudo isso que eu acabei de citar, além de muitas outras coisas! Espero que tenham gostado e arrasem nos editoriais! Hahaha. Bisous bisous <3